top of page

Projeto propõe criação de Grupo de Danças Populares em Queimadas

  • Foto do escritor: Abarca Cultural
    Abarca Cultural
  • 8 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

O professor e coreógrafo Ronildo Cabral seleciona componentes para formação da mais nova companhia de danças populares da Paraíba



ree
Foto: arquivo/Ronildo Cabral


A criação do Grupo de Danças Populares de Queimadas é um projeto fruto da parceria entre o professor e coreógrafo Ronildo Cabral (da Companhia Raízes) e a Prefeitura de Queimadas (através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/Secult). A intenção é fomentar os movimentos culturais próprios do município através do investimento na profissionalização dos artistas locais.


Nas palavras de Cabral apesar de Queimadas fazer parte da região metropolitana de Campina Grande, a população queimadense demonstra sentir uma necessidade de atuação mais enfática no circuito cultural da Paraíba. Nesse sentido, segundo ele, um projeto como este, além de abrir espaço para a dança popular local, contribui para “influenciar a formação de novos grupos culturais oriundos das mais diferentes áreas das artes”.



ree
Foto: Arquivo/Prefeitura de Queimadas


Além selecionar e preparar o Grupo de Danças Populares de Queimadas, Cabral também será o responsável por coreografar e direcionar a companhia em meio a sua estruturação junto ao cenário das danças populares regionais.



ree
Foto: arquivo/Ronildo Cabral

“Dependendo do caminhar do projeto nossa intenção é colocar o grupo no mesmo nível das renomadas companhias de danças populares da região – com possibilidades de fazer parte dos diversos festivais, sejam nacionais ou internacionais. E pra ter a mesma qualidade desses grupos é preciso um trabalho de base. Um trabalho à longo prazo. E termina que isso acaba atraindo os olhares não só da população local, mas também dos públicos de outras localidades”, afirma.








As inscrições para participar da seleção já estão abertas, são gratuitas, e seguem até o dia 13 de março. Os interessados podem se dirigir a Secult (próximo ao Pátio do Povo) entre 7h e 13 horas.


A aula inaugural, que marca o primeiro encontro do grupo, acontece no dia 21 de março, a partir das 8:30h, no prédio da Secult.






ree
ree








Comentários


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page