Antropologia Visual é tema do terceiro episódio do Papo em Foco
- Abarca Cultural
- 27 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de mai. de 2021

Por Cristiane Albuquerque
O programa mensal Papo em Foco, apresentado pelo fotógrafo e poeta Thiago Wierman, traz para o “bate papo” do próximo domingo, 30 de maio, o professor e doutor em antropologia Marcos Albuquerque, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A conversa, marcada para às 17h, vai abordar o tema da antropologia visual e sua estreita relação com a fotografia, a partir de um contexto artístico e sociocultural.
O Papo em Foco é um projeto de Wierman, lançado em março deste ano, pelo seu canal no Youtube. Com a proposta de discutir temas relacionados ao universo da fotografia, o programa, exibido sempre no último domingo de cada mês, segue para a terceira edição com um interesse crescente dos internautas.
“A ideia é reunir trabalhos interessantes, independente da área de abrangência, mas que façam uso da fotografia como ferramenta de comunicação. A proposta é trazer as pessoas, dos mais variados perfis, para conversar um pouco sobre suas experiências e também para mostrar seus projetos”, explica Wierman.
Na pré-estreia o fotógrafo fez uma apresentação geral do programa e aproveitou para divulgar seu trabalho, tanto na área da fotografia como da literatura (com destaque para a poesia de cordel).
Já na estreia propriamente dita, o primeiro programa oficial, Fotografia na Educação, foram convidadas as professoras Aline Ferreira e Daynara Côrtes, ambas de Glória, Sergipe, para falarem sobre seus projetos com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Participaram, ainda, da conversa a pesquisadora e cordelista Emilly Barreto (Glória-SE) e a professora Bárbara Almeida, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

No episódio número 2, os fotógrafos Christian Weitzel e Guilherme Portes, ambos do coletivo O Sótão, abordaram o tema da Fotografia Analógica e seus desdobramentos na atualidade.

Para o próximo episódio, o programa de número 3, Antropologia Visual e a Fotografia, Wierman conta com a presença do Professor Doutor Marcos Albuquerque (UERJ) que também é músico. A proposta do encontro é “bater um papo” descontraído sobre o impacto da fotografia, tanto na antropologia, como na arte. Albuquerque aproveita a ocasião para apresentar alguns de seus principais trabalhos (voltados ao tema) como o vídeo “Suíte Terra Plana (In Memoriam)”, de 2021, produzido a partir de um enredo imagético/musical (que busca ultrapassar as fronteiras entre as diferentes formas de arte).
Vídeo: Suíte Terra Plana (In Memoriam)
Sobre a conversa com Albuquerque no próximo domingo, a partir do diálogo entre fotografia e antropologia, Wierman coloca:
“Eu simpatizo muito com a ideia da fotografia humanista e popular. Ambas têm a base ética da antropologia visual que tem todo um respeito ao que se está sendo fotografado. A intenção é montar esse ‘bate papo’ no sentido de que mais pessoas possam se aproximar desse universo. A ideia é apresentar um debate, não somente para quem é da área, mas para qualquer um que se interesse pelo assunto. Será uma conversa bem tranquila e informal sobre o tema”.
Desde sua estreia, há três meses, o programa Papo em Foco vem angariando um número cada vez maior de inscritos e visitantes. Faça parte você também dessa conversa mensal e amplie seus horizontes!

Thiago Wierman é fotógrafo e poeta. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ, 2017). Trabalha em projetos autorais expositivos, sendo especializado em manipulação digital de fotografias para fins artísticos e patrimoniais. Atua como fotógrafo documental, tanto para órgãos públicos como para instituições privadas e beneficentes, ministrando também cursos, workshops e palestras sobre o tema. (Texto de apresentação encaminhado por Thiago Wierman)

Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) e no Programa de Pós-graduação em História da Arte (PPGHA). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui graduação em Ciências Sociais, com habilitação em antropologia, pela Universidade Federal de Campina Grande (2002) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é Coordenador do N.A.d.A (Núcleo de Antropologia da Arte) - UERJ; vice-coordenador do INARRA (Imagens, Narrativas e Práticas Culturais) - UERJ, também é filiado ao NEPI (Núcleo de Estudos das Populações Indígenas) - UFSC, ao LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento) - UFRJ, e vinculado à rede RAMA (Rede de pesquisas em memória, identidade, poder, ambiente e território). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnicidade, Performance, Antropologia da Arte e Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: indígenas em contexto urbano, arte étnica, museus e vídeo etnográfico. (Texto de apresentação oriundo da Plataforma Lattes)
Comentários