top of page

Aluno da Escola Luiz Mendes é aprovado para concorrer à vaga no Bolshoi

  • Foto do escritor: Abarca Cultural
    Abarca Cultural
  • 27 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2021



ree


Por Cristiane Albuquerque



Em um evento marcado por forte emoção, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena fez o anúncio oficial dos 20 (vinte) finalistas aprovados para disputar uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi, sediada em Joinville-SC. Dentre os contemplados está Ítalo Miguel de Oliveira Souza, aluno do Ano A, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Luiz Mendes Pontes.


A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 28, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com as presenças da Secretária de Educação e Cultura, Luciana Dias, do Promotor da Infância e da Juventude do Ministério Público da Paraíba, Alley Escorel, do presidente da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, dentre outras personalidades. Estiveram presentes, ainda, os gestores da Escola Luiz Mendes, Carlos Alberto Barbosa e Socorro Belisário.


Ítalo Miguel, de 10 anos, concorreu com outras 349 crianças que formam a rede municipal de ensino fundamental da cidade de João Pessoa. O processo eliminatório, com três etapas, teve início nas diversas escolas do município e se encerrou no Centro de Capacitação e Formação Profissional (CECAPRO).


ree
Foto: Carlos Barbosa

Para o menino é a realização de um sonho poder participar da seletiva em Santa Catarina. “Eu sempre gostei de dançar, daí me diverti bastante durante os testes. Vai ser muito legal viajar pra concorrer lá fora”, conta o garoto, entusiasmado.


Segundo ele sua mãe, Edna Oliveira, sempre foi uma grande incentivadora de seus projetos. “Ela disse que posso fazer o que gosto e, além disso, eu também quero ajudar minha família no futuro”, afirma.





Já para a “Família Luiz Mendes” a aprovação de Ítalo para a última etapa, em Joinville, é motivo de alegria e orgulho.


Estamos felizes e honrados. É muito gratificante para nossa escola fazer parte dessa conquista. Para nós ele já é um grande vitorioso, mas continuaremos firmes apoiando sua trajetória de sucesso”, diz Socorro Belisário, gestora pedagógica.


ree
Ao lado do prefeito estão Carlos Barbosa, Socorro Belisário, Ítalo Miguel e sua mãe, Edna Oliveira

O gestor administrativo, Carlos Barbosa, por sua vez, destaca a importância de um projeto como este para o futuro das crianças da rede municipal.



ree
Foto: Cristiane Albuquerque

Recebemos essa notícia, da aprovação de Ítalo, com grande alegria, pois essa criança está tendo oportunidade de, através da Educação e da Arte, iniciar a construção de seu futuro. De forma que ele possa ser exemplo para os colegas da Escola Luiz Mendes - para que não desistam de seus sonhos e sempre busquem estar aprendendo e sonhando com dias melhores. Parabéns, Ítalo! Nossa gratidão a Sedec e a prefeitura de João Pessoa por proporcionarem essa possibilidade fantástica aos alunos e alunas da rede municipal, coloca Barbosa.




No CAM o evento seguiu durante toda tarde, orientado pelas falas emocionadas e contundentes do prefeito e seguidas pelas colocações dos demais convidados - que fizeram questão de destacar a importância da arte para a formação cidadã.


Nas palavras do Promotor da Infância e da Juventude, Arley Escorel, investir no tempo presente é tão importante quanto almejar um futuro próspero. E isso se faz com políticas públicas. Então, é preciso que nos unamos cada vez mais, através de um projeto como este, de construção de um presente melhor, afirma com veemência.


Para ele:

a arte salva. E, nesse sentido, a arte é também política pública

Após finalizadas todas as declarações, ainda foi possível aos presentes assistirem a alguns vídeos institucionais, com histórias de superação por meio da dança, além de contemplarem as apresentações das bailarinas Débora Duane e Maria Luiza Pires, ambas da Companhia Municipal de dança, de João Pessoa.


Os 20 (vinte) alunos aprovados na terceira etapa seguem para Joinville, onde farão as últimas avaliações, em 5 e 6 novembro, juntamente com os demais estudantes finalistas, representantes de escolas municipais de todo o Brasil. Os escolhidos irão fazer parte do corpo de aprendizes da Escola do Teatro Bolshoi, por um período de oito anos, vivendo em Santa Catarina com todas as despesas pagas (através de um convênio entre a Prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria de Educação e Cultura/SEDEC e o Ballet Bolshoi no Brasil).


ree
Foto: Cristiane Albuquerque


Em matéria para o site oficial da Prefeitura de João Pessoa, o aluno ilustre da Família Luiz Mendes, Ítalo Miguel, é citado pelo jornalista. E em sua primeira fala à impressa, com orgulho, o garoto reafirma seu amor pela dança e por sua família, além de mencionar sua expectativa de um futuro melhor.







ree
Foto: copyleft/google images/Escola do Teatro Bolshoi, Brasil

O Ballet Bolshoi, com sede no Teatro Bolshoi em Moscou, Rússia, foi fundado em 1776 e é reconhecido como uma das companhias de balé mais importantes do mundo. Sua única filial, fundada em 2000, na cidade de Joinville, Santa Catarina, tem alunos oriundos de vários estados brasileiros, bem como de outros países. De acordo com seus fundadores a Escola no Brasil tem a missão de formar artistas-cidadãos, além de promover e difundir a arte-educação.



ree
Foto: copyleft/google images/Espetáculo do Ballet Bolshoi



Comentários


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page