Neste sábado tem “munganga” com Os Infames
- Abarca Cultural
- 2 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
O stand up comedy aborda desde questões sobre a vida cotidiana aos mais variados temas sociais e políticos

Por Cristiane Albuquerque
A companhia de teatro Os Infames apresenta neste sábado, 03, no Cine Teatro São José, mais uma performance da série “Sábado tem Munganga”. O stand up comedy estreou em 2011 na cidade de Campina Grande e seguiu se renovando à cada temporada. Para a versão 2019 o grupo conta com uma dinâmica de revezamento de convidados (que se unem à trupe para “apimentar” ainda mais o repertório do espetáculo).
O estilo stand up comedy tem origem no tradicional entretenimento popular americano do final do século XIX. Nessa época a maioria dos comediantes tinha a função de entreter o público (enquanto era aguardada a apresentação principal). De modo geral, o stand up é um espetáculo de humor realizado por um comediante que normalmente se apresenta de pé, sem acessórios, cenários, caracterização ou mesmo personagem. O estilo, que também ficou conhecido como “humor de cara limpa”, tem uma metodologia própria organizada em tópicos que perpassam por temas variados desde estórias do cotidiano a assuntos de repercussão nacional e internacional.
De acordo com Fabrício Santana, um dos fundadores de “Os Infames” o diferencial de “Sábado tem Munganga” está na forma como os atores criam seus textos. “Distintamente dos grandes nomes do stand-up comedy, que escrevem previamente seus roteiros, o grupo apenas reúne tópicos acerca dos mais diversos assuntos e o texto vai surgindo de improviso, na hora da apresentação” explica.

“Muitas vezes o repertório vai se desenvolvendo a partir da reação da plateia. Se um determinado assunto tá surtindo efeito a gente continua. Do contrário, mudamos de assunto. Nós não ensaiamos. Nos reunimos no máximo duas vezes pra tratar as questões de produção, divulgação e logística da apresentação. No dia do espetáculo, duas horas antes, já no teatro, é que cada um fala pra o outro qual vai ser seu repertório” relata Fabrício.
Todas as apresentações do “Sábado tem Munganga” são inéditas contando normalmente com três atores, cujos repertórios individuais, dialogam em meio as passagens de cena. Os assuntos tratados abordam questões cotidianas, familiares, além das grandes pautas que circulam pela mídia, especialmente a mídia local.
Nas palavras de Fabrício o espetáculo surgiu como um desafio para o grupo “a partir da necessidade de encenar novos gêneros teatrais, com humor inteligente, sem apelação ou escatologias, de livre censura, podendo assim ser visto por todas as faixas-etárias” coloca.
Segundo Santana os fundadores da companhia “Os Infames” foram os primeiros a interpretar o gênero stand up em Campina Grande. A atriz Ana Célia o acompanhou nessa investida. “A proposta foi trazer aos palcos campinenses um humor de qualidade, buscando satirizar de forma crítica padrões sociais, políticos e culturais” complementa.
O espetáculo “Sábado tem Mungaga” está marcado para este sábado, às 20h com a participação especial do ator Fablício Silva. Para maiores informações entrar em contato com o número 83-8860-8842.
Comentários