Xaxado em quarentena
- Abarca Cultural
- 20 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
No segundo vídeo de Abarca Cultural os dançarinos Juliane Cássia e Ronildo Cabral, da Companhia Raízes, interpretam "Xaxado", uma das expressões artísticas mais populares do nordeste brasileiro. Largamente praticada pelos antigos cangaceiros em suas celebrações, a dança, que dá nome a performance, se tornou um símbolo de força e resistência sertaneja contra a opressão estatal.
De acordo com os bailarinos a performance foi especialmente adaptada para dois componentes. Por conta da quarentena (iniciada em meados de março), o casal resolveu dar continuidade as suas atividades artísticas transformando uma pequena sala de estar em um espaço lúdico - onde interpretam momentos de festividade vividos pelo Cangaço.
Em marcha, com movimentos de avanço e recuo, os dançarinos traduzem a postura característica incorporada pelos cangaceiros: sempre alerta contra possíveis emboscadas.
Inicialmente o xaxado era uma dança exclusivamente masculina, mas com a entrada de mulheres no Cangaço, especialmente no bando de Lampião, esse espaço foi preenchido e a prática difundida. Os brincantes costumam dançar em fila indiana tendo um dos componentes como puxador de versos e os demais respondendo o coro.
Em tempos de isolamento social a performance "Xaxado" segue conosco em ABarca Cultural nos mostrando que a arte e a cultura, através da criatividade de nossos artistas, são e sempre serão terreno fértil onde podemos nos nutrir e também nos transformar.

Ficha Técnica:
Performance
Xaxado
Apresentação
ABarca Cultural e colaboradores
Realização
Ronildo Cabral e Juliane Cássia
Dançarinos
Ronildo Cabral e Juliane Cássia
Direção
Ronildo Cabral
Música
“Sebastiana”
(Interpretação e autoria Jackson do Pandeiro)


Comentários